quarta-feira, julho 09, 2014

VEXAME, VERGONHA E HUMILHAÇÃO!

"Obrigado. Nós amamos vocês", foi a manchete do jornal alemão Bild ao final da partida Brasil-Alemanha.
Por Nilson Borges Filho (*)

A derrota para a Alemanha foi uma surpresa? Não, de maneira nenhuma. A derrota por goleada foi outra surpresa? Não mesmo. A derrota por 7 gols a 1 foi, finalmente, uma surpresa? Sim, sem dúvida. Apostava, antes do início da partida entre Brasil e Alemanha,  que seria uma goleada de uns 4 a zero para os panzers de Joaquim Lowe. O time brasileiro perdeu para uma grande seleção, que jogou como os torcedores brasileiros gostariam que a nossa  seleção se apresentasse.
Os alemães com o placar favorável de 5 a zero jogavam como se a partida estivesse empatada: com garra, vontade, classe e humildade. Viu-se em diversas oportunidades o atacante e goleador Muller tirando uma bola, com perigo de gol, na sua própria área. No outro lado do campo percebia-se o atacante brasileiro Fred, que não marcava gol, não marcava os adversários, nem coisa nenhuma,  flanando pelo gramado como se estivesse curtindo uma manhã de domingo no parque Mangabeiras. Um inútil. Simples assim.
Não fosse a insistência de Felipão não deveria nem ser convocado, não fosse pela falta de qualidade, no mínimo por lesões crônicas. Mas prevaleceu a vontade da comissão técnica, como a do ex-treinador Parreira – único técnico do mundo a ser demitido no andamento da Copa na África do Sul – e pelo auxiliar técnico Murtosa. Lembram dele, um bigodudo assemelhado ao chefe, que senta ao lado de Felipão no banco de reservas? 
Conseguem, leitores,  visualizar a expressão de inteligência desse rapaz, acompanhando o jogo e trocando de ideias com Felipão?  Um assombro. O que impede de o Brasil ter um técnico estrangeiro, como muitas seleções os têm? Por que insistir em Dungas, Manos e Felipões? Antes do jogo com o Brasil, a Alemanha atuou contra cinco equipes, das mais variadas escolas de futebol. Empatou com Gana no tempo normal e ganhou dos Estados Unidos de 1 a zero. Contra a Argélia, suou para fazer dois gols contra um do adversário. Ou seja, apesar da superioridade alemã, os adversários tinham dignidade.
Felipão contratou olheiros: o ex-jogadores Alexandre Gallo e  Roque Júnior – por sinal grandes estrategistas com reconhecimento internacional - que mostraram a Felipão como armar o time para ganhar dos alemães. Deu no que deu. Armar o time brasileiro sem levar em conta o excelente meio de campo da Alemanha, desconsiderando a qualidade técnica de um Kedira,  do clássico Schweisteiger e de um Kross, consagrado como o melhor do  jogo pela FIFA,  é suicídio. Armar o time brasileiro com um franzino Bernard, reserva de um time da Ucrânia, contra grandalhões, tendo outras opções no banco, é burrice.
Por que manter um Fred que se arrastava em campo e sequer chutou uma bola em gol? E qual motivo de insistir num Hulk que joga alguma coisa parecida com futebol? O Brasil perdeu dois bons  jogadores, Thiago Silva e Neymar, mas se jogassem não acredito que alteraria o placar.
Durante a semana, em  vez de ficar se lamentando com a ausência de Neymar, com discursos inapropriados, bobos e palhaçadas como “nós tóis”, se os jogadores aproveitassem a situação exclusivamente para focar no jogo, o resultado poderia ser menos humilhante. Perder não é feio. Faz parte do jogo. Agora, perder 7 a 1, ao ritmo de uma valsa de Carl Von Werner, é vergonhoso pela apatia e pela falta de dignidade.
Em seis minutos, ainda no primeiro tempo,  era como se chegasse aos ouvidos dos brasileiros o som de Cavalgada das Valquírias de Wagner, ritmando os panzers alemães enchendo a rede de Júlio Cesar com gols atrás de gols.
Com salários obscenos de milhões de euros para chutar uma bola, carrões último tipo, casas luxuosas, brincos de brilhante e colares de ouro, tatuagens grosseiras por todo o corpo, sempre a tiracolo com louras de farmácia espevitadas, são esses tipos que milhões de brasileiros desejariam transformar em heróis na partida final do próximo domingo. Ainda bem que não chegamos lá.
Os brasileiros merecem outro tipo de herói : o homem comum, esse mesmo, que consegue sobreviver apesar de um sistema educacional medíocre, de um sistema de saúde pública vergonhoso, com a violência diária ceifando vidas de gente de bem , de políticos corruptos e governos vigaristas.
(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em direito e articulista colaborador deste blog.

26 comentários:

  1. Dilma justifica fracasso na compra da Copa: “Esquecemos de pagar um dos boletos”
    8 de julho de 2014
    Dilma com cara de quem fez cagada (FOTO: Delúbio)

    Dilma com cara de quem fez cagada (FOTO: Delúbio)

    O Brasil está fora da Copa do Mundo. Após derrota para a Alemanha – e bota derrota nisso – a Seleção Brasileira deu adeus à chance de ganhar o Mundial em casa. Ao contrário do que muitos falaram, a derrota provou que o Brasil não comprou a Copa do Mundo. Contudo, não foi por falta de tentativas, conforme explicou a presidente Dilma Rousseff.

    “A compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás eliminou a possibilidade de o Brasil comprar a Copa do Mundo a vista e fazer a festa do povo. A Fifa pediu um absurdo. Eles acham que a gente sempre rasga dinheiro só porque gastamos um pouquinho a mais nas obras da Copa. Confesso que gastamos quase tudo na refinaria de Pasadena e realmente não sobrou o suficiente. Como não tínhamos o dinheiro na mão, parcelamos e esqueci de pagar um dos boletos. Aí a Fifa não quis nem saber”, justificou.

    Tentando tirar parte da responsabilidade, a presidente ainda criticou a apatia da equipe em campo: “Parecia que havia 11 Freds em campo”, finalizou.

    http://oledobrasil.com.br/dilma-justifica-fracasso-na-compra-da-copa-esquecemos-de-pagar-um-dos-boletos/

    ResponderExcluir
  2. A SELEÇÃO PERDEU? PT MAU AGOUREIRO!
    MAS O BRASIL SEM PT GANHA AINDA MAIS!
    Se perdesse por 1 x 0 estaria de bom tamanho para que o PT não se aproveitasse do sucesso da seleção em seu favor!
    Cá prá nós: se o Brasil fosse hexa, o PT tiraria um sarro imenso como sendo sua vitória e mil propagandas em cima disso e atrapalharia o Aécio e muito, pois futebol infelizmente é dopping dos brabos!
    Resultado? A Seleção perdeu - PT - mas os brasileiros ganharam de não dar mais chance ao PT; antes, ficar doravante humilhado por suas infinitas chantagens e tramoias e mau agouro à Seleção!

    ResponderExcluir
  3. Jayme Guedes09 julho, 2014

    Isso para não falar nas vergonhosas simulações de penalties. Arrogância, desonestidade e fragilidade emocional. Mistura que é a nossa cara. Enquanto não descobrirmos nosso tamanho real não cresceremos como povo. Mais do que a derrota, o placar humilhante nos faz um grande bem. Agora cabe à oposicinha colar no PT essa "Copa das Copas".

    ResponderExcluir
  4. Um é pouco . Dois é bom. Sete é Dilmais.

    ResponderExcluir
  5. Se eu não estou enganado houve um técnico despedido durante uma copa anterior. Foi com uma seleção do oriente médio, que perdeu as duas primeiras partidas, mandou o técnico embora e venceu a terceira partida. Se não estou enganado o técnico era justamente o Parreira.
    Então o Parreira foi o único e foi duas vezes, ou foi o segundo.

    ResponderExcluir
  6. Comenta'ario de MESTRE; ana'lise excelente que mostra com narrativa que combina a arte de bem redigir mostrando com competencia a brutal queda do ``imperialismo`` brasileiro no futebol.
    O circo terminou e a realidade mostra-se mais cruel `aqules que distraidos e enibriados pela ``copa dos COPOS``(cheios de cerveja) comemorado pelos alemaes ate' agora. Lulla, em ridiculo ``discurso`` recheado de palavroes , nao se continha desejando que a copa fosse ininterrupta, pois nao ficariamo a par dos noticiarios violentos mostrados pela midia(ate' isso eles censurariam); o destino quer que a midia contue sim, mostrando um Brasil cada vez mais violento, competindo com paises africanos.Pena que outros assuntos de envergadura tramadas pelos comunistas nao sao noticiadas por essa mesma midia.Alguns jornalistas de cara'ter ainda tentam, mas sao ate' ameacados de morte.Pra terminar, maravilhoso seria se essa goleada se repetir nas eleicoes com vitoria marcante de Ae'cio!

    ResponderExcluir
  7. TERMINATOR09 julho, 2014

    Na verdade essa seleção representa muito bem o povinho brasileiro, ou seja, ambos são medíocres, fracassados, inferiores, trouxas, ridículos, adoram achar que são sabidos, que são a última bolacha do pacote, que o mundo inteiro os invejam porque ¨são penta-campeões¨, etc, etc, etc. A ÚNICA diferença entre os jogadores e o povinho boboca é que os primeiros ganham uma fábula para bancar os otários e o segundo faz isso quase de graça por um salário mínimo (ou bolsa-esmola) miserável. CHEGA de pão e circo!!!

    ResponderExcluir
  8. Agora sim, vai começar a copa, a copa que o Brasil não pode perder...........
    Como não há mal que não traga um bem, acho que por um lado foi bom, a povo vai acordar para o Brasil de verdade, pra realidade da vida a e a vida não se resume em novela samba e futebol, o Brasil de verdade precisa de muito mais que isso,....Lamento pelas crianças na sua santa inocência acreditando de verdade, torcendo, chorando, sofrendo, que sirva de lição, de aprendizado, de amadurecimento......Agora sim, vai começar a copa de verdade, e cada um de nós é um atleta, a responsabilidade agora é nossa, só nossa...........

    ResponderExcluir
  9. A derrota humilhante da seleção, seria um bom momento para a tal "oposição política" 'destepaís', denegrir essa escumalha de desgoverno na campanha eleitoral. Contudo, o país está em tamanho marasmo e acefalia, que acredito não será feito, vão todos lamentar a derrota como se fosse algo à parte do pífio desgoverno do PT.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso o texto. Disse tudo o que está entalado na garganta de muitos brasileiros.


    Louras de farmácia, bundas e peitos de silicone.

    ResponderExcluir
  11. o comportamento da seleção alemã foi irretocável...

    uma aula de ética esportiva, educação e diplomacia...

    leais durante o jogo e respeitosos após...

    fica ai um exemplo de comportamento para todos, que acham que a maneira de se comportar nao influencia nos resultados...

    algum jogador da Alemanha apareceu de boné virado pra trás e cheio de marra?

    ou algum deles mudou o corte de cabelo a cada jogo?

    seremos a rabeira do mundo por muuuuito tempo, quiçá pela eternidade...

    os alemães não reconstruíram do nada, em apenas 50 anos, um país devastado pela guerra...

    disciplina, objetividade, seriedade e determinação é que fazem isso tudo...

    nenhum povo consegue isso apenas com ziriguidum, molejo nas cadeiras e chororô durante a execução do hino nacional...

    a brasileirada, ao final de tudo, já estava ate se esmurrando entre si dentro dos estádios, coisa que não se viu nem na Africa do Sul, que foi uma festa como uma Copa do Mundo deve ser...

    parabéns, Alemanha...

    da ate pra dizer que foi uma honra perder para um time de postura tao elegante e leal...

    foi uma aula de tudo de bom que se possa imaginar...

    ResponderExcluir
  12. “Ainda bem que não chegamos lá “ (na final). Chega de panem et circenses, principalmente de circo como investimento da campanha reeleitoral petista. Quem torceu pela derrota desde o início desse cavalar anestésico político sacou antes o aproveitamento que o governo e o partido fariam de um bom desempenho brasileiro: não vimos dona Dilmanta no Facebook tomando as dores do Neymarketing e desafiando os adversários com gestual e gíria de morro? Não vimos um entusiasmado Lula abusando de palavreado chulo e incentivando a massa dos idiotas que eles apostam que todos somos a só ver e se preocupar com o futebol? Taí, ó! Vão continuar com o “é tóis”?






    ResponderExcluir
  13. Excelente texto, é isso mesmo precisamos de um herói comum....

    ResponderExcluir
  14. “Esquecemos de pagar um dos boletos”
    Nesta frase ela não foi honesta (somente nesta frase?). Ela sabe que o dinheiro foi passado a um maranhense parente do Sarney e.... sabe o que ele fez? fugiu pra São Luiz com a grana...

    ResponderExcluir
  15. "Obrigado. Nós TAMBÉM amamos vocês",

    ResponderExcluir
  16. deu pra perceber nitidamente que os alemães aliviaram depois do quarto, quinto gol...

    acho que estavam ate envergonhados em ganhar por um placar tao elástico...

    obs.: poxa, o Neymar não lançou nenhuma nova #hashtag no twitter depois desse vexame...

    antes do jogo, da maneira mais prepotente possível, ele - ou sua assessoria de marketing, tanto faz - pediu para que a seleção brasileira - que representa um país inteiro - jogasse "pra ele"...

    reparem no tamanho do ego do individuo...

    agora tem tempo de sobra para pensar em um novo penteado enquanto os alemães, aquela gente "fria e sem ziriguidum", provavelmente, erguem o caneco...

    Neymar não jogou, é certo...

    mas ele e seu marketing em tempo integral representam o que de pior ja aconteceu ao futebol brasileiro desde que a Nike resolveu transformar boleiros em heróis de comerciais...

    reparem na diferença entre o comercial que a Adidas fez com o Muller para divulgar a sua nova chuteira e a peça de publicidade ufanista que a Nike fez para divulgar apenas um jogador...

    é tanta marra que parece ate se tratar de um cara que ganhou todos os campeonatos existentes no mundo...

    minha implicância nem é com o Neymar em si, mas, sim, com o mundo da fantasia da publicidade...

    ResponderExcluir
  17. Texto formidável e franco!
    Agora, nos preparemos para os embates das eleições. Essa "copa" não podemos perder!

    ResponderExcluir
  18. Caro Aluízio
    Excelente o texto. Estou realizada, já que sempre torci contra a seleção, por causa das manipulações políticas que a Anta faria as custas dela. A incompetente seleção é a cara do governo da Anta. Eles se merecem.
    Esthar

    ResponderExcluir
  19. ao Anônimo que disse acima:

    "o comportamento da seleção alemã foi irretocável..."

    Excelente comentário!!!! No dia em que o Brasil assimilar seu comentário, seremos um país tão grande e honrado como a Alemanha!!!

    ResponderExcluir
  20. Excelente texto, mas o último parágrafo foi maravilhoso! Grande professor Nílson, parabéns!

    ResponderExcluir
  21. O PT e seu marqueting rasteiro já esta tentando se descolar da seleção brasileira dizendo que é o responsável pela organização da COPA DAS COPAS, sem falar em quem ganhou ou perdeu. Todos sabemos que essa história de copas das copas é uma balela, uma grande mentira petista. Eu diria que o PT é responsável pela MAIOR CONTA DAS CONTAS DAS COPAS A SER PAGA, a maior e mais imoral de todas as copas, isso sim!!!

    ResponderExcluir
  22. ONDE O PT BOTA AS PATAS, O DIABO GARANTE O RESULTADO!
    Onde o PT bota as patas, o diabo garante o resultado!
    E ele agiu de novo pró PT, pois tem uma capa para cobrir e outra para descobrir e quer ver é o circo pegar fogo, jogar uns contra os outros!
    De fato, a Seleção perdeu - mas o Brasil ganhou pois nem imagino o tamanho do sarro que o PT tiraria em cima de uma conquista do hexa como sua.
    Daí, que Dilma toda orgulhosa na tv diria que tinha certeza da vitória e por isso fez questão de dar esse brinde aos brasileiros na Copa da Copas: vocês merecem, povo bom e trabalhador de nosso querido e amado Brasil verde-amarelo.
    Porém... Nessa hora a bandeira vermelha comunista representando o sangue dos adversários; do martelo, da destruição; da foice, da morte e "iluminada" pela estrela de 5 pontas que é o pentagrama satânico estaria escondida; apareceria apenas depois da vitória na reeleição; idem, o decreto bolivariano 8.243 no momento congelado para ser apresentado só depois da conquista do título e certeza de sua reeleição que seria até possível, pois o hexa campeonato doparia o Brasil.
    A Seleção perdeu, mas o Brasil ganhou...
    De goleada em cima do PT que enfiou o rabo entre as pernas!

    ResponderExcluir
  23. A ``ZELITE BRANCA DE OLHOS AZUIS`` TEVE COMPORTAMENTO IRRETOCA'VEL COM DOSE DE HUMILDADE. LICAO P/ LULLA E CIA!

    ResponderExcluir
  24. Esta seleção do Felipão MATA-PORCO que rebaixou o Palmeiras e técnico escolhido pelo CACHACEIRO IMUNDO E SUA GANG NA CBF é uma SELEÇÃO DE SEGUNDA DIVISÃO ( se a FIFA puser divisões na Copa do Mundo ), uma taça FIFA de ouro ( que a Alemanha vai pegar no Brasil ), a Argentina não pode ser campeã pois os velhos que já viram seleção azul e branca em 1950 teriam uma dupla agressão no seu "patriotismo de chuteiras".

    Apenas daqui a 16 anos com novos governos direitos e preparação de uma NOVA GERAÇÃO DE JOGADORES, como fez a Alemanha que prepara estes e tem juvenis para o futuro.

    A Argentina tem o mesmo problema do Brasil mas está com um futebol tipo corintiano de segurar o jogo para disputar nos pênaltis.

    A Alemanha não dará chance porque uma marcação sob extrema pressão vai amontoar jogadores perto da bola e alguns alemães ficarão livres para avançar COM A BOLA desde o meio de campo, os cucarachas vão levantar as mãos pedindo impedimento mas INEXISTE A DEFESA IMPEDIDA e o alemão saindo de SEU PRÓPRIO CAMPO pertinho do meio, correndo para fazer o gol.

    KLOSE FARÁ UM OU 2 GOLS e deixará na história um escore difícil de ser batido, exceto por Müller o artilheiro deste ano, 22 anos e também UM ALEMÃO, se fizer 2 vai ficar na metade do caminho do PORCÃO CONVENCIDO, O RONALDO e ao lado do Klose, ele tem 5 copas para fazer 11 gols, será fácil para ele.

    GERMANY CHAMPIONS.

    ResponderExcluir
  25. obrigado Alemanha,colocou o futebol e o Brasil em seu devido lugar!perdemos na economia,na saude,na segurança,na educaçao, na capacidade de administrar, etc etc..........

    ResponderExcluir
  26. Não consigo vislumbrar nenhuma relação palpável entre futebol e os problemas sociais do país, por isso não há justificativa razoável para os brasileiros se regozijarem com essa derrota humilhante. O fato de perdermos um jogo não fará brotarem magicamente hospitais e escolas de primeiro mundo no país, tampouco despertará a consciência política da população. Acho lamentáveis comentários do tipo "brasileiro é imbecil, estúpido etc." Afinal, "brasileiro" não é uma entidade abstrata, somos todos nós. E podem dizer que futebol é parte da política "pão e circo", ms o fato é que a população de todos os países envolvidos na Copa (e não só do Brasil) se mobiliza para assistir ao evento, sejam nações de primeiro ou terceiro mundo, o que não as torna automaticamente alienadas ou imbecis.

    ResponderExcluir

Prezados leitores:
Os comentários devem, de preferência, se ater ao assunto da postagem. Procurem sintetizar os seus comentários. Lembrem-se que comentários muito longos devem ser evitados.
Fico muito grato a todos os leitores.